Certificação em Psicanálise Integrativa

Baseado em 98 avaliações
  • 379 Alunos matriculados
  • 1255 Horas de duração
  • 543 Aulas
  • 104 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Primeiramente meu muito obrigada a toda equipe SBPI!! Eu já tinha feito outo curso de formação em psicanalise mas não me sentia segura para os atendimentos por isso busquei fazer outro curso e graças a Deus nas minhas pesquisas no you tube encontrei a SBPI. O curso é realmente ótimo irei continuar indicando, eu aprendi muito e fiquei segura para os meus atendimentos. Eu já trabalho como psicanalista e sigo o tripé da psicanalise, quero que saibam que sou muito responsável na minha profissão levarei o nome da SBPI no meu currículo com muito orgulho!!! Curso excelente e os professores também!!! Gratidão, Gratidão!!!"
Lucilene
mais avaliações

Certificação EAD de formação em Psicanálise Integrativa 100% Online!

A Psicanálise Integrativa tem como proposta a integração de técnicas de atendimento dos principais psicanalistas contemporâneos ao Freud. O uso diversificado de técnicas para a abordagem do inconsciente, além da limitada análise dos sonhos e associação livre, preconizadas pela Escola Freudiana, permite o desenvolvimento da análise respeitando a subjetividade inerente ao ser humano. Sendo assim, a psicanálise integrativa reconhece em determinadas técnicas complementares, tais como Cromoterapia, Regressão de Memória, Neolinguística, Hipnose, Acupuntura, uso de florais e outras técnicas , ferramentas para a diminuição do campo de resistência, permitindo a abordagem direta do inconsciente, abreviando com isso, o tempo de análise e conduzindo a Psicanálise para fora do ostracismo da “Terapia Eterna”.

Domine suas EMOÇÕES e acabe com os CONFLITOS internos

Na Psicanálise integrativa o resultado é 3 x mais rápido, que na Psicanálise Tradicional.

A Certificação  é 100% online e interativo, monitorado permanentemente pelos professores e desenvolvido com a melhor tecnologia de ensino a distância, utilizada por diversas universidades de vários países.  

Inicio:  Imediato  (curso individualizado sem formação de turma)
Duração:  24 meses

Requisito: 2º grau completo

>>>Conheça também o curso na modalidade presencial com turmas na Capital de São Paulo. Clique aqui e saiba mais.<<<

REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA CERTIFICAÇÃO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA

  1. concluir 24 meses do curso
  2. realizar 70 horas de análise individual com psicanalista cadastrado na SBPI 
  3. Realizar 80 horas de estágio clínico nas plataformas da SBPI sob a devida supervisão de um terapeuta devidamente cadastrado na SBPI. 
  4. Supervisão clinica 10 horas (com profissional cadastrado pela SBPI)
  5. Apresentar artigo científico ou realização da avaliação

Obs.: A SBPI não fornece certificado parcial (somente da parte teórica) . 

METODOLOGIA

Com a metodologia de educação a distância, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade de tempo a partir de qualquer lugar de sua escolha. Com isso, barreiras geográficas são superadas, assim como a perda de tempo com o deslocamento e custos com transporte são significantemente reduzidos. Além da capacitação e da melhoria da prática profissional que os alunos obtém, a metodologia de educação a distância promove o desenvolvimento da autonomia dos estudos.

A SBPI dispõe de material didático especialmente elaborado para permitir ao participante realizar estudo independente, de acordo com suas possibilidades de tempo. O aluno da SBPI conta com um serviço de tutoria, para auxiliá-lo em seus estudos.

Aqui se encontra recursos complementares para o desenvolvimento do saber psicanalítico:

  • Bate papo ao vivo com professores e alunos
  • Aulas ao vivo e gravadas
  • Plantão de dúvidas, com áudio e imagem. (se não puder participar, as aulas ficam em reprise).
  • Material de leitura, material didático que fica disponível para download
  • Conteúdo é liberado de 7 em 7 dias.
  • Bônus - Plantão de dúvidas diário de 2º a 6º, sempre com um professor especializado. - 

Em 24 meses de curso. Cada aula/semana é constituída por vídeo/aula gravada, material de leitura e materiais complementares para estudo. Como forma de acompanhamento pedagógico aula ao vivo e plantão de dúvidas, o aluno elabora relatórios, pesquisas ou tarefas sobre os assuntos já estudados. 

>>>O Plantão de Dúvidas ao vivo é um dos diferenciais que a SBPI oferece aos alunos, como recurso pedagógico para o desenvolvimento teórico.

Conteúdo programático

 Sigmund Freud
 Carl Gustav Jung
 Neurociência
 Psicossomática e Farmacologia
 Psicopatologia
 Donald Winnicott
 Wilhelm Reich
Jacques Lacan
Técnicas de Atendimento
Psicanálise Integrativa

Clinica Melanie Klein

Total de Aulas Teóricas = 336
Total de Plantão de Dúvidas = 500
Total de Horas Leitura de Freud = 100

Atividades:
1º) Trabalho de conclusão de curso ou avaliação (horas de pesquisa) =60
2º) Terapia individual , horas mínimas =70
3º) Analises de Filmes, horas mínimas = 40

4º) Trabalhos Individuais horas mínimas =59
5º) Estagio Supervisionado, horas mínimas =80

6º)Supervisão = 10 horas


Total Geral do curso = 1255 horas

Forma de Pagamento, plano de Assinaturaplano mensal. Isso significa que ele será cobrado mensalmente pelo valor configurado no plano. E sempre que o Aluno(a) realizar o pagamento da cobrança corretamente, a assinatura irá renovar o seu ciclo, atualizando automaticamente o seu vencimento para a próxima data de cobrança. obs.:  (não e usado o valor total do curso no cartão e sim o valor mensal do plano de assinatura)

A Terapia Psicanalítica deverá ser feita com um profissional devidamente cadastrado pela SBPI, onde o profissional utilizará os meios digitais para realizar a análise.

Estagio Supervisionado: iniciará após o 13º mês do curso. Para alunos EAD que residem na Capital de São Paulo, podem realizar o estágio pela Clinica da SBPI , supervisionado por Psicanalista Clínico Integrativo devidamente formado pela SBPI.

IMPORTANTE: o investimento sobre as horas de análise individual, não está incluso no valor da mensalidade do curso. 

CERTIFICAÇÃO
Os cursos a distância da SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE INTEGRATIVA-SBPI ,são amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.

Curso reconhecido e aprovado por:

- SBPI Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa
- SINATEN Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Curso apoiado por:

- ABED Associação Brasileira de Educação a Distância

PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE PSICANÁLISE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Concluir A Certificação  de Psicanálise Integrativa me permite clinicar?
Sim. A Certificação curso de Psicanálise Integrativa permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista Integrativos. Nosso curso é reconhecido pelo Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas (SINATEN).

O Curso tem registro no MEC?
Nenhum curso é reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise não ser uma ciência.
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.

Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas terapêutica empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses . Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Obs.: existe no site do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação da Psicanálise, (recomendação não é regulamentação), Por isso cada escola tem sua formação, umas diferentes das outras. PARA QUE A FORMAÇÃO FOSSE SUPERIOR, TÉCNICA , BACHARELADO, PÓS GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA LEI FEDERAL REGULAMENTO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE E ATÉ A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE.
PORTANTO, A FORMAÇÃO É LIVRE. E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.

Por que o Curso é aberto às várias profissões?
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

O que faz o psicanalista?
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

Quem poderá fazer o curso?
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, entre outras. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

O Curso de Psicanálise oferece titulação acadêmica?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPI cumpre à rísca essa necessidade.

O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional, ou apenas para São Paulo?
O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.

Como deve ser feito o estágio no curso presencial e no curso à distância?
O estágio deverá ser efetuado dentro da clínica escola SBPI, onde o aluno passará por uma entrevista com o coordenador dos estagiários. É obrigatório que você cumpra no mínimo 80 horas de atendimentos supervisionados, sendo 10 horas no mínimo de supervisão com um profissional da SBPI devidamente cadastrado na plataforma EAD.

Como funciona o cumprimento de terapia psicanalítica para o curso de psicanálise presencial e à distância?
É obrigatório que você faça 80 horas mínimas de terapia psicanalítica para obter o certificado. As sessões terapêuticas ocorrerão dentro das plataformas digitais da SBPI, onde haverá um psicanalista devidamente credenciado pela SBPI. As horas de análise serão computadas pelo próprio sistema onde a coordenação da clínica irá entregar para que você faça o pedido do certificado, juntamente com o artigo e a declaração de estágio. Sendo o artigo enviado para coordenação pedagógica para aprovação. 

Como fazer matrícula para o curso de Psicanálise Presencial ou à Distância?
Para fazer a matrícula do curso de psicanálise presencial, é necessário que você marque uma entrevista com o departamento comercial, o qual nesse mesmo dia você poderá efetivar a sua matrícula.  É necessário que esteja em posse dos documentos pessoais. Deverá também fazer o pagamento da primeira mensalidade. Para efetivar matrícula do curso á distância, você deve preencher a ficha de inscrição e optar pelo tipo de pagamento da mensalidade, no caso de pagamento com cheque enviar (com seguro) os 12 cheques. Pagamento em cartão de credito é necessário ir pessoalmente 

Ao terminar o curso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?
Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhe legalmente como tal.

Como é feita a análise didática para alunos fora de São Paulo?
É obrigatório que você faça 80 horas mínimas de terapia psicanalítica para obter o certificado. As sessões terapêuticas ocorrerão dentro das plataformas digitais da SBPI, de qualquer lugar do mundo o aluno poderá acessar, buscando apenas os ajustes de acordo com o fuso horário a ser combinado com o terapeuta ( caso o aluno esteja fora do Brasil), onde haverá um psicanalista devidamente credenciado pela SBPI. As horas de análise serão computadas pelo próprio sistema onde a coordenação da clínica irá entregar para que você faça o pedido do certificado, juntamente com o artigo e a declaração de estágio. Sendo o artigo enviado para coordenação pedagógica para aprovação 

Regulamentação

77. Ante o todo exposto, concluímos, pois que a psicanálise, nos dias de hoje, é uma atividade livre e não regulamentada por lei, que pode ser exercida por qualquer cidadão que possua os conhecimentos técnicos e habilidades suficientes à sua desenvoltura. Até o presente momento, não há lei que impeça o livre exercício da psicanálise, a qual não constitui num desdobramento, especialidade ou ramo, privativo da atividade médica ou da atividade psicológica, e por não configurar um ramo privativo da profissão de médico, ou da profissão de psicólogo, a psicanálise não está vinculada ou subordinada à atividade fiscalizadora dos conselhos regionais de medicina ou dos conselhos regionais de psicologia. Porém, mesmo inexistindo regulamentação legal da profissão, o psicanalista não está isento de reparar (indenizar) os danos decorrentes do mau exercício de sua atividade.

78. Realizando todas as considerações desta banca, passamos agora a responder, analiticamente, aos quesitos formulados pela consulente, Sociedade Brasileira de Psicanálise integrativa (S.B.P.I.).

a) É a psicanálise uma atividade profissional livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, ou consiste em profissão regulamentada?
A psicanálise é uma profissão livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, desde que esta possua conhecimentos técnicos ou habilitação profissional suficientes ao seu desempenho

b) É a psicanálise uma atividade privativa de médicos ou de psicólogos, e somente por estes pode ser exercida?
Não. A psicanálise é uma atividade autônoma e independente, e não constitui desdobramento, ramo ou especialidade privativa da medicina ou da psicologia, em termos legais. pode ser exercida por qualquer cidadão, inclusive por médicos e por psicólogos, desde que detentores dos mínimos conhecimentos por tanto.

c) Caso não seja a psicanálise uma profissão regulamentada, qual lei que a regulamenta, e sob quais condições?
Prejudicado. A psicanálise, até o presente momento, não é uma profissão regulamentada, pois inexiste lei federal que a regulamente e imponha limites ao seu exercício. Convém anotar que a continuada sistematização da matéria, bem com a criação de um maior número de associações de classe, tende a forçar a regulamentação legal da profissão, a exemplo de tantas outras.

d) Existe um Conselho Federal de Psicanálise, bem como Conselhos Regionais, a exemplo do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia?Não, pois a atividade de psicanálise não é regulamentada por lei, logo inexistentes os órgãos incumbidos de seu controle e fiscalização. Os Conselhos Federais e Regionais, como o de Medicina ou de Psicologia, são autarquias públicas federais, órgãos da administração pública indireta da união, possuem poder de polícia e agem em nome do interesse público. Sua esfera de atuação emana da vontade estatal e seus atos decorrem do poder de império que administração pública possui e impõe à toda sociedade. Os atos praticados por tais entidades são unilaterais, imperativos, e coercitivos, além de gozarem da presunção de legitimidade, tais quais os demais atos perpetrados pela administração pública.

79. É este, pois, nosso parecer, salvo melhor juízo, estando expressamente autorizada a sua publicação, desde que mantidas a fidelidade do conteúdo e a menção à autoria da obra.


A Certificação  de Psicanálise integrativa é dirigido à todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

Tutor - SBPI
""


Edukalivre
""


Regina Aparecida da Silva Braghittoni
""


Formada pela SBPI em Psicanálise Clínica , é especialista em Professora de Jacques Lacan. 


Professora há 27 anos, formada em Letras, pós-graduada em Psicanálise clínica, Psicopedagogia e mestre em Psicologia da Educação. 

Palestrante e atuante no atendimento terapêutico com jovens, adultos e idosos .


Alex das Graças Mendes
""


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo à sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Noções básicas da vida de Freud
  • 2. Cronologia da vida de Freud
  • 3. Histórico de Freud
  • 4. Resumo da infância, vida e obra de Freud.Parte 1
  • 5. Infância, vida e obra de Freud. Parte 2
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 7. Bibliografia
  • 1. Agradecimento
  • 2. Metodologia do Curso Formação em Psicanalise Integrativa EAD
  • 3. Grupo dos Alunos no Telegram.
  • 4. Relatórios
  • 5. A SBPI quer conhecer você !
  • 6. Roteiro para estudar no curso EAD
  • 7. Livro - Noções básicas de psicanalise: introdução a psicologia psicanalítica
  • 8. Tutorial - Como imprimir as apostilas
  • 9. Tutorial - Como salvar as apostilas
  • 10. Tutorial - Como abrir um chamado para suporte Técnico ou Financeiro
  • 11. Procedimento para cancelar seu curso segue Procedimento para pedir Desistência / Transferência do curso.
  • 12. Tutorial - Adicionar ou alterar cartão de crédito na plataforma
  • 13. AMIGO + VOCÊ = PRÊMIOS
  • 14. Como escolher um Psicanalista para iniciar meu Atendimento
  • 1. SBPI Cast - Perguntas
  • 2. SBPICast - Recalque, censura e repressão. A vida nas mídias sociais
Modulo Bônus para Alunos SBPI do curso de Formação em Psicanalise.
  • 1. Dúvidas sobre estágio e supervisão 05/06/2023
  • 1. Momento histórico do nascimento da psicanálise
  • 2. A psicanálise nasce com Freud
  • 3. Documentário - A invenção da Psicanálise
  • 4. Live vida e obra de freud
  • 5. Psicodinâmica - As diversas vertentes da teoria psicodinâmica
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A existência do Inconsciente, Determinismo Psíquico e a Dinâmica entre os Sistemas
  • 2. As hipóteses fundamentais da psicanálise
  • 3. O EGO e o ID e outros trabalhos - volume 19 - Freud.
  • 4. Freud: O Desenvolvimento Psicossexual e a base das estruturas Psíquicas.
  • 5. O Inconsciente (1915)
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Processo Primário e Secundário de Pensamento, Pulsão Sexual e Pulsão Agressiva
  • 2. Pulsão Sexual e Pulsão Agressiva
  • 3. Pulsão de vida e pulsão de morte - id ego e superego
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Avaliação de Conteúdo
  • 1. Conceito de Libido, Economia Energética e Descarga Pulsional
  • 2. O Dinâmico, Pulsão
  • 3. De Platão a Freud
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Repetir Recordar e Elaborar
  • 2. Repetir e Recordar e Elaborar
  • 3. A COMPULSÃO À REPETIÇÃO
  • 4. Destino das Pulsões (Material complementar)
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Hipótese Telescópica, Topográfica e Estrutural
  • 2. Primeira e Segunda Tópica e a Estrutura Psíquica
  • 3. Freud e as Hipóteses Fundamentais (Material complementar)
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Fases Oral, Anal e Fálica
  • 2. história de uma neurose infantil e outros trabalhos - volume 17 - Freud.
  • 3. Entendendo as fases psicossexuais
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Personalidade
  • 6. Aula complementar- Desenvolvimento Psicossexual e a idades Energéticas
  • 7. Construção da Personalidade
  • 1. Narcisismo
  • 2. Narcisismo Primário, Secundário e Narcisismo, O Mito
  • 3. Material complementar sobre o narcisismo
  • 4. Narcisismo, o Mito
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. Avaliação de Conteúdo
  • 1. Os principais Mecanismos de Defesa
  • 2. Os mecanismos de defesa do ego (complementario)
  • 3. Aula complementar sobre Mecanismo de Defesa parte 1
  • 4. Aula complementar sobre Mecanismo de Defesa parte2
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Repressão, Recalque e Frustração
  • 2. Transferência e Contra-Transferência
  • 3. Lacunas
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. O que é Chiste e Parapraxias
  • 2. Os chistes e a importância dele para o inconsciente.
  • 3. Trecho do Filme “O Mentiroso” e como funciona o inconsciente dentro dessa metáfora.
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Explicando sonhos por Freud
  • 2. Conferências introdutórias sobre psicanálise (Partes I e II)
  • 3. Livro e Obra de Freud
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. O que é Livre Associação por Freud
  • 2. Associação Livre
  • 3. Aula Livre Associação
  • 4. A TÉCNICA DA LIVRE ASSOCIAÇÃO
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Histeria
  • 2. História da Histeria
  • 3. O Infamiliar Das Unheimliche de Freud
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Complexo de Édipo
  • 2. Mal Estar na Civilização
  • 3. O COMPLEXO DE ÉDIPO
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Psicopatologia do Cotidiano
  • 2. A teoria da Psicose
  • 3. O caso Schereber, artigos sobre técnica e outros trabalhos
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Complexo de Édipo e Outros Autores
  • 1. O que são Conflitos Psíquicos Anormais
  • 2. Estruturas do Édipo
  • 3. O Futuro de uma Ilusão
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A Psicanálise como desenvolvimento das potencialidades
  • 2. Livro de Freud : Moisés e o Monoteísmo
  • 3. “Gradiva” de Jensen e outros de Freud.
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O que é e como elaborar a Ficha Anamnética
  • 2. Ficha Anamnética (Material complementar)
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: Ficha Anamnética
  • 1. Ética
  • 2. Sobre Ética na Psicanálise
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Contextualização
  • 2. Freud e a Criação da Psicanálise (Material complementar)
  • 3. Totem e tabu e outros trabalhos (complementar)
  • 4. Conhececendo Freud e um pouco de sua Obra
  • 5. Nise da Silvera
  • 6. Virginia Bicudo
  • 7. A Masculinidade na Clínica Psicanalítica na Contemporaneidade
  • 8. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Contextualização
  • 2. A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos
  • 3. A Psicanálise hoje no Mundo (Material complementar)
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O que é Setting Analítico
  • 2. Modelo de uma planta baixa de consultório
  • 3. Como montar seu consultório e o Setting Analítico (Material complementar)
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Introdução a Vida e Obra de Jung
  • 2. Amizade de Freud e Jung
  • 3. Divergências de teorias entre Freud e Jung
  • 4. Introdução a biografia Carl Jung
  • 5. Jung x Freud, divergências de teorias
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Estrutura da Psique - Complexos
  • 2. A contribuição da Psicanalise para Jung
  • 3. Estrutura da Psique
  • 4. Psicologia Analítica
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Sincronicidade e Numinoso
  • 2. Self e Sincronicidade
  • 3. Self e Sincronicidade
  • 4. Atividade: assistir o filme Pontes de Madison para analisar as sincronicidades
  • 5. Material Complementar - Processo de Individuação, Inconsciente Coletivo e Sincronicidade
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Conceito, Extroversão, Introversão, Funções Psíquicas, Combinações
  • 2. Tipologia Psicologica
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Glossário de Termos Junguianos
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Individuação: conceito e desenvolvimento da teoria
  • 2. Alquimia: Conceito e Significado Metafórico
  • 3. MEMÓRIAS SONHOS REFLEXÕES
  • 4. Processo de Individuação
  • 5. Material complementar 1: Processo de Individuação e Numinoso
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Interpretação dos Sonhos: Conceito e desenvolvimento
  • 2. Transferência e Contratransferência
  • 3. Transferência e Contratransferência
  • 4. Método Interpretação dos Sonhos
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Análise Junguiana
  • 2. Mitologia: Conceito como Historia, como Conto de Fadas, como Mito
  • 3. Análise Junguiana
  • 4. Histórias - Jung
  • 5. Mitologia
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Mitologia e Arquétipos
  • 2. Jung e a Mitologia
  • 3. Arquétipos
  • 4. A DIVERGÊNCIA ENTRE FREUD E JUNG
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Jornada do Herói: Conceito, Joseph Campbell
  • 2. A clínica e suas etapas de tratamento: confissão, explicação, educação e transformação
  • 3. Jornada do herói
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Associação de palavras, Teste Projetivo,
  • 2. Mandalas: Conceito e Interpretação
  • 3. Sand Play e Imaginação Ativa: Conceito
  • 4. Como fazer uma mandala
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. Técnicas e Diagnósticos para Interpretação de Mandala
  • 1. Introdução ao Estruturalismo e a Psicanálise Lacaniana
  • 2. Cronologia e Estrutura de Linguagem
  • 3. A FORMA DE FALAR E ESCREVER LACAN.
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. Estruturalismo e Lacan
  • 1. Como se forma o Inconsciente segundo a visão Lacaniana
  • 2. O Inconsciente e os significantes
  • 3. O inconsciente tem a estrutura da linguagem
  • 4. Apostila detalhada sobre Jacques Lacan
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Como o Sujeito se forma pela teoria Lacaniana
  • 2. Imaginário e a Fase do espelho
  • 3. Psicoses em Lacan
  • 4. O Estádio do Espelho
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. “Falo”, segundo o conceito Lacaniano
  • 2. Nome do Pai - A metáfora paterna
  • 3. Lacan e o SUJEITO DO INCONSCIENTE
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. O Nome-do-Pai
  • 1. Compreendendo o conceito Lacaniano de formação da psique
  • 2. Simbólico, Imaginário , Real
  • 3. Kant + Lacan + Nó borromeano = Real, Simbólico e Imaginário
  • 4. O real, o simbólico e o imaginário
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Como o conceito de Necessidade, Demanda, Desejo e Gozo se insere na teoria Lacaniana
  • 2. O Gozo
  • 3. O Desejo é uma fantasia Lacaniano sobre o Tema
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A concepção do pequeno objeto ‘a’ e o Outro
  • 2. o Outro
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de dúvida ao vivo
  • 5. O pequeno objeto "A"
  • 1. O Outro, o conceito de amor e a clínica Lacaniana
  • 2. Lacan Chistes ou tirada espirituosa
  • 3. O pequeno objeto 'a'
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Introdução a Neurociência
  • 2. Introdução descritiva
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. SNC e SNP, Neurofisiologia, Neurotransmissores
  • 2. SNC e SNP, Neurofisiologia, Neurotransmissores
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Sistema Límbico, Memória, Ciclo Circadiano
  • 2. Sistema Límbico, Memória, Ciclo Circadiano
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Neurociência
  • 2. Doenças Mentais
  • 3. Neurociência
  • 4. Doenças Mentais
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Vida e Obra
  • 2. Introdução
  • 3. Jornada
  • 4. Material Complementar - Vocabulário
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Estruturação da Teoria
  • 2. Desenvolvimento da Teoria
  • 3. Biografia Melanie
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. Melanie klein
  • 7. Contribuição de Melanie Klein na construção do Ego do Bebê
  • 1. Fantasia da criança
  • 2. Posições - esquizoparanóide e depressiva
  • 3. Fantasia da criança
  • 4. Posições
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Fantasia da Criança, Posições Esquizo-paranoides
  • 7. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Desenvolvimento sexual feminino e masculino
  • 2. Complexo de Édipo
  • 3. Desenvolvimento sexual do menino
  • 4. Complexo de édipo (complementar)
  • 5. Desenvolvimento sexual da menina
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 7. Avaliação de Conteúdo
  • 1. Interpretação Kleiniana
  • 2. Interpretação
  • 3. Transferência Positiva e Negativa e Contratransferência
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Técnica do Brincar
  • 2. A técnica do brincar
  • 3. A técnica do brincar
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Entrevista
  • 2. Entrevista
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Caixa Lúdica
  • 2. Caixa Lúdica
  • 3. Analise e Caixa Lúdica
  • 4. Analise
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. Técnicas e Diagnósticos para Interpretação de Desenho
  • 1. Introdução á Melanie Klein
  • 2. Vida, Obra e principais contribuições da Escola de Melanie Klein para a psicanálise
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Melanie Klein - Aula 2 -
  • 2. MELANIE KLEIN
  • 3. Técnicas de tratar crianças com base na Escola de Melanie Klein
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Teoria da Ansiedade
  • 2. Teoria da Ansiedade
  • 3. Ansiedade, Sindromes, Fobias
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. TOC
  • 2. Neurose obsessiva compulsiva
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Neuroses, Histeria
  • 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Perversões
  • 2. Perversão Segundo a Psicanálise
  • 3. Perversão
  • 4. Perversão e Sexualidade
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Como a Psicanálise aborda os Transtornos
  • 2. Psicose
  • 3. Psicopatologia - Ansiedade
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Características da Psicose para a Psiquiatria
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Psicose
  • 2. Psicose
  • 3. Psicose I
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Farmacologia
  • 2. PSICOFARMACOLOGIA
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Benzodiazepínicos e Barbitúricos
  • 2. Benzodiazepínicos
  • 3. Hipnóticos e Ansiolíticos
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Barbitúrico
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Mecanismo de ação dos Fármacos
  • 2. Antidepressivos e Estabilizadores de Humor
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Mecanismo de Ação dos Fármacos
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. Ações do Psicofarmacos e Psicanalise
  • 1. Neurolépticos
  • 2. Antipsicóticos
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Neureléptico
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Vida Familiar Nuclear, Constituída, Acadêmica
  • 2. Introdução
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Winnicott: 15 presenças entre os dois estados de ausências parte 1
  • 2. Winnicott: 15 presenças entre os dois estados de ausências parte 2
  • 3. Etapas no Processo de Desenvolvimento Humano
  • 4. Holding, Handling e objeto transicional
  • 5. Desenvolvimento Humano
  • 6. História da Teoria
  • 7. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 8. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Winnicott - Self
  • 2. A teoria do amadurecimento
  • 3. Maturação emocional
  • 4. Winnicott A Teoria do Amadurecimento
  • 5. Desenvolvimento da teoria
  • 6. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 7. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Dependência Absoluta e Relativa
  • 2. Invasões traumáticas e Angustias Impensáveis
  • 3. Dependências, Invasões e Angústias
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Complexo de Édipo na visão de Winnicott
  • 2. Complexo de Édipo
  • 3. Estádio do Espelho
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O Pai
  • 2. Fenômenos masculinos e femininos
  • 3. O Pai
  • 4. Fenômenos masculinos e femininos
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. O papel do analista winnicotiano
  • 2. Transferência e Contratransferência
  • 3. O papel do analista e a Clinica
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. A função paterna na visão de Winnicott
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 7. Delinquência Infantil na visão de Winnicott
  • 1. Desenhos livres e direcionados
  • 2. Consultas terapêuticas
  • 3. O Brincar
  • 4. O Uso da Interpretação na Clínica Winnicottiana parte 1
  • 5. O Uso da Interpretação na Clínica Winnicottiana parte 2
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 7. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Biografia de Wilhelm Reich
  • 2. BIBLIOGRAFIA DE WILHELM REICH
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Análise do Caráter
  • 6. Wilhelm Reich Biografia
  • 1. Pensamento e teoria de Reich sobre a energia sexual
  • 2. Introdução a biografia
  • 3. Conjunto da Obra de Wilhelm Reich
  • 4. Análise do Caráter
  • 5. Bibliografia
  • 6. Reich e a Psicanálise
  • 7. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 8. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Análise do Caráter
  • 2. ANÁLISE DE CARÁTER
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Análise do caráter
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 6. Análise do Caráter
  • 1. A importância dentro da Análise do Caráter
  • 2. A IMPORTÂNCIA DENTRO DA ANALISE DE CARÁTER
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Couraças
  • 5. Orgone Energia Sexual
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 7. Orgone Energia Sexual
  • 8. Couraças
  • 1. Transferência e Contratransferência
  • 2. Transferência e Contratransferência
  • 3. A HISTÓRIA DA PSICOPATOLOGIA
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. TEORIA DAS RELAÇÕES OBJETAIS
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Transtorno de Personalidade
  • 2. Psicopatologia- Contexto Histórico
  • 3. Transtorno de personalidade
  • 4. Introdução a Psicopatologia
  • 5. TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA - T.A.G, FOBIA, SÍNDROME DO PÂNICO
  • 6. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 7. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Neuropsicologia da Memória
  • 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 3. Neuropsicológica da Memória
  • 4. TEORIA PUSIONAL, NEUROSE OBSESSIVA COMPULSIVA, COMORBIDADES, TIPOS DE NEUROSES
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Neuroses e o Sistema Nervoso
  • 2. Neuropsicológica e Psicopatologia no SNC
  • 3. TIPOS DE NEUROSES, HISTERIA
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Parafilias
  • 2. Parafilias
  • 3. MODELO PSICANALÍTICO DAS PERVERSÕES SEXUALIDADE EM PSICANÁLISE
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Paranoia
  • 2. Paranoia
  • 3. PARANÓIA PERSONALIDADE BORDELINE (TRANSTORNO DE PERSONALIDADE E AFETIVIDADE) E TRANSTORNO BIPOLAR
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Esquizofrenia(Psicose) Melancolia (Psicose) Como Caso Clinico
  • 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Conceito da Psicanálise Integrativa
  • 2. Conceito da Psicanalise Integrativa
  • 3. Complexo de Ajase a Psicanálise na Ásia
  • 4. Complexo de Ajase - A Psicanálise na Índia
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Psicanálise Integrativa e a Hipnose
  • 2. Hipnose Clínica
  • 3. Aula de Hipnose
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A Psicanalise Integrativa e a Regressão de memória
  • 2. Hipnose
  • 3. Introdução a Técnicas de Regressão
  • 4. Regressão de Memorias - Aparelho Psíquico
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Psicanálise Integrativa e as Terapias Complementares
  • 2. Homem dos Ratos
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. A Psicanálise Integrativa
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Ética e Prática Clínica
  • 2. Técnicas de atendimento em psicanálise integrativa
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Técnicas de atendimento em Psicanálise Integrativa
  • 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A transferência na clínica Psicanalítica
  • 2. Ética e Moral pelo viés da Psicanálise Parte 1
  • 3. Ética e Moral pelo viés da Psicanálise parte 2
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
94
  • 1. Técnicas de Atendimento Psicanalítico
  • 2. Colcha de Retalhos
  • 3. Técnica da colcha retalhos
  • 4. Técnica do Desenho Projetivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. O Pequeno Hans
  • 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 3. Plantão de Duvidas
  • 1. Acolhimento e Manejo Clínico
  • 2. Recordar, Repetir e Elaborar texto de Freud Compulsão á Repetição
  • 3. Narcisismo na visão de Freud
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Video aula
  • 2. Informativo
  • 3. Olá Aluno, Parabéns por chegar ate aqui,
  • 1. Psicanálise Integrativa parte 2
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Agora que estou Formado o que fazer ?
  • 2. Plano de Aulas 01 LEG.doc
  • 3. Aulas 01 02
  • 4. Aulas 03 04
  • 5. Aulas 05 06
  • 6. Aulas 07 08
  • 7. aula 008.
  • 8. aula 10
  • 9. Aulas 11 12
  • 10. Grupo de Alunos Formados SBPI
  • Prova conclusão de curso

Dúvidas Frequentes

Dúvidas sobre o uso e navegação na plataforma e como assistir as aulas: suporte@sbpi.org.br ou pelo atendimento online em (Fale conosco/Deixe sua mensagem). De 2º à 6º das 10:00 às 19:00 hs
Voltar ao topo