Formação em Psicanálise Integrativa

Baseado em 1 avaliações
  • 119 Alunos matriculados
  • 1255 Horas de duração
  • 426 Aulas
  • 97 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"O Melhor "
SBPI
mais avaliações

Curso EAD de formação em Psicanálise Integrativa 100% Online!

A Psicanálise Integrativa tem como proposta a integração de técnicas de atendimento dos principais psicanalistas contemporâneos ao Freud. O uso diversificado de técnicas para a abordagem do inconsciente, além da limitada análise dos sonhos e associação livre, preconizadas pela Escola Freudiana, permite o desenvolvimento da análise respeitando a subjetividade inerente ao ser humano. Sendo assim, a psicanálise integrativa reconhece em determinadas técnicas complementares, tais como Cromoterapia, Regressão de Memória, Neurolinguística, Hipnose, Acupuntura, Renascimento, Florais, e outros, ferramentas para a diminuição do campo de resistência, permitindo a abordagem direta do inconsciente, abreviando com isso, o tempo de análise e conduzindo a Psicanálise para fora do ostracismo da “Terapia Eterna”.

O curso é 100% online e interativo, monitorado permanentemente pelos professores e desenvolvido com a melhor tecnologia de ensino a distância, utilizada por diversas universidades de vários países.  

Inicio:  Imediato  (curso individualizado sem formação de turma)
Duração:  24 meses
Mensalidades: 24  x  R$ 299,00  

>>>Conheça também o curso na modalidade presencial com turmas na Capital de São Paulo. Clique aqui e saiba mais.<<<

REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA CERTIFICAÇÃO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA

  1. concluir 24 meses do curso
  2. realizar 100 horas de análise individual com psicanalista,  (para quem deseja o diploma clinico). 
  3. realizar 100 horas de estágio clínico com supervisão (para quem deseja o diploma clinico). 
  4. apresentar trabalho de conclusão de curso

obs. a parte clinica somente e necessária para quem deseja o certificado com aptidão para clinicar (não fazendo a parte clinica sera emitido certificado teórico)

METODOLOGIA

Com a metodologia de educação a distância, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade de tempo a partir de qualquer lugar de sua escolha. Com isso, barreiras geográficas são superadas, assim como a perda de tempo com o deslocamento e custos com transporte são significantemente reduzidos. Além da capacitação e da melhoria da prática profissional que os alunos obtém, a metodologia de educação a distância promove o desenvolvimento da autonomia dos estudos.

A SBPI dispõe de material didático especialmente elaborado para permitir ao participante realizar estudo independente, de acordo com suas possibilidades de tempo. O aluno da SBPI conta com um serviço de tutoria, para auxiliá-lo em seus estudos.

O aluno é acompanhado por professores experientes e encontra recursos complementares para o desenvolvimento do saber psicanalítico:

  • Bate papo ao vivo com professores e alunos
  • Aulas ao vivo e gravadas
  • Plantão de dúvidas em chat 1 vez por semana ao vivo, com áudio e imagem (se não puder participar, as aulas ficam em reprise)
  • Apostilas, material didático que fica disponível para download
  • Dúvidas são tiradas dentro do próprio sistema com isso criamos um banco de dados para os demais alunos
  • Indicação de Filmes
  • Grupos de estudos

Em 24 meses de curso. Cada aula/semana é constituída por video/aula gravada, apostila e materiais complementares para estudo. Como forma de acompanhamento pedagógico aula ao vivo e plantão de duvidas semanais, o aluno elabora relatórios, pesquisas ou tarefas sobre os assuntos já estudados. 

>>>O Plantão de Dúvidas ao vivo é um dos diferenciais que a SBPI oferece aos alunos, como recurso pedagógico para o desenvolvimento teórico e podem ser feitos apos os 24 meses do curso .<<<

Conteúdo programático
 Sigmund Freud
 Carl Gustav Jung
 Neurociência
 Psicossomática e Farmacologia
 Psicopatologia
 Mitologia
 Wihelm Reich
Jacques Lacan
Técnicas de Atendimento
Psicanálise Integrativa

Total de Aulas Teóricas = 336
Total de Plantão de Dúvidas = 96
Total de Horas Leitura de Freud = 200

Atividades:
1º) Trabalho de conclusão de curso (horas de pesquisa) = 160
2º) Terapia individual , horas mínimas = 100
3º) Analises de Filmes, horas mínimas = 100

4º) Trabalhos Individuais horas mínimas = 163
5º) Estagio Supervisionado, horas mínimas = 100
Total Geral do curso = 1255 horas

Terapia Psicanalítica: pode ser feita com o profissional psicanalista de sua escolha desde que aprovado pela coordenação. Para cidades onde não há profissional para o atendimento presencial, pode ser feito profissional indicado pela SBPI através do Skype ( valores pagos aos terapeutas , a parte)

Estagio supervisionado: iniciará após o 13º mês do curso. Para alunos EAD que residem na Capital de São Paulo, podem realizar o estágio pela Clinica da SBPI , supervisionado por Psicanalista Integrativo devidamente formado pela SBPI. 

Para alunos de outras localidades, pode ser feito na cidade em que reside, após aprovação e liberação da coordenação. 

IMPORTANTE: o investimento sobre as horas de análise individual, não está incluso no valor da mensalidade do curso.

Corpo docente
Psicanalistas e professores Acadêmicos
Coordenação geral Fátima Mora, Presidente da SBPI

CERTIFICAÇÃO
Os cursos a distância da SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE INTEGRATIVA-SBPI são amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.

Curso reconhecido e aprovado por:

- SBPI Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa
- SINATEN Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas

Curso apoiado por:

- ABED Associação Brasileira de Educação a Distância

PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE PSICANÁLISE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Concluir o curso de Psicanálise Integrativa me permite clinicar?
Sim. O curso de Psicanálise Integrativa permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista Integrativos. Nosso curso é reconhecido pelo Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas (SINATEN).

O Curso tem registro no MEC?
Nenhum curso e reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise não ser uma ciência.
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.

Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Obs: existe no sati do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação da Psicanálise, (recomendação não e regulamentação), Por isso cada escola tem sua formação, umas diferentes das outras. PARA QUE A FORMAÇÃO FOSSE SUPERIOR, TECNICA , BACHARELADO, PÓS GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA E NECESSARIO QUE HAJA UMA LEI FEDERAL REGULAMENTO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE E ATE A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE.
PORTANTO A FORMAÇÃO E LIVRE. E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.

Por que o Curso é aberto às várias profissões?
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

O que faz o psicanalista?
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

Quem poderá fazer o curso?
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, entre outras. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

O Curso de Psicanálise oferece titulação acadêmica?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPI cumpre à risca essa necessidade.

O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional, ou apenas para São Paulo?
O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.

Como deve ser feito o estágio no curso presencial e no curso à distância?
O estágio para o curso presencial pode ser feito utilizando-se nossa infra-estrutura na qual você atenderá pessoas com baixa renda em nossa clínica social. Será necessária que você tenha um supervisor para orientá-los em relação às sessões. Você decidirá de acordo com a agenda de atendimento da clínica social a disponibilidade para atendimento, os dias e a hora das suas consultas. É obrigatório que você compra no mínimo 80 horas de atendimentos supervisionados. Para o curso a distância você poderá prestar esses atendimentos em alguma instituição na sua cidade e da mesma forma solicitar supervisão para estes atendimentos. São recomendadas 100 horas de atendimento supervisionado.

Como funciona o cumprimento de terapia psicanalítica para o curso de psicanálise presencial e à distância?
É obrigatório que você faça 100 horas mínimas de terapia psicanalítica para o curso presidencial com um psicanalista indicado pela coordenação de cursos da SBPI para a modalidade presencial. Para o curso a distância que é necessária 100 horas mínimas de terapia psicanalítica com algum psicanalista filiado a qualquer entidade psicanalítica do Brasil. Em seguida você deve enviar um laudo deste profissional via correio, atestando o cumprimento dessas horas de terapia psicanalítica.

Como fazer matrícula para o curso de Psicanálise Presencial ou à Distância?
Para fazer sua matrícula para o curso de psicanálise presidencial é necessário que você marque uma entrevista com o departamento comercial, sendo que no dia desta entrevista você poderá fazer a matrícula para o curso. É necessário que você compareça munido de RG e comprovante de escolaridade. Deverá também fazer o pagamento da primeira mensalidade optando pelo pagamento do valor normal do curso. Para fazer a matrícula para o curso de psicanálise à distância você deve preencher a ficha de inscrição e optar pelo tipo de pagamento da mensalidade que pode ser feito através de  , cheque ou cartão  pelo envio por Sedex ( com seguro) de doze cheques com desconto.

Ao terminar o curso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?
Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.

Como é feita a análise didática para alunos fora de São Paulo?
É obrigatório fazer 100 horas de análise didática presencial com algum psicanalista filado a qualquer entidade psicanalítica do Brasil, e nos mandar laudo deste profissional atestando o cumprimento de horas mínimas de terapia. O estágio pode ser feito em qualquer instituição do seu interesse sendo que você deve ser supervisionado quanto aos atendimentos (via de regra, seu psicanalista será seu supervisor). Você também deve enviar laudo atestando o cumprimento de 80 horas de atendimento supervisionado

Regulamentação

77. Ante o todo exposto, concluímos, pois que a psicanálise, nos dias de hoje, é uma atividade livre e não regulamentada por lei, que pode ser exercida por qualquer cidadão que possua os conhecimentos técnicos e habilidades suficientes à sua desenvoltura. Até o presente momento, não há lei que impeça o livre exercício da psicanálise, a qual não constitui num desdobramento, especialidade ou ramo, privativo da atividade médica ou da atividade psicológica. e por não configurar um ramo privativo da profissão de médico, ou da profissão de psicólogo, a psicanálise não está vinculada ou subordinada à atividade fiscalizadora dos conselhos regionais de medicina ou dos conselhos regionais de psicologia. Porém, mesmo inexistindo regulamentação legal da profissão, o psicanalista não está isento de reparar (indenizar) os danos decorrentes do mau exercício de sua atividade.

78. Realizando todas as considerações desta banca, passamos agora a responder, analiticamente, aos quesitos formulados pela consulente, Sociedade Brasileira de Psicanálise lntegrativa (S.B.P.I.).

a) É a psicanálise uma atividade profissional livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, ou consiste em profissão regulamentada?
A psicanálise é uma profissão livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, desde que esta possua conhecimentos técnicos ou habilitação profissional suficientes ao seu desempenho

b) É a psicanálise uma atividade privativa de médicos ou de psicólogos, e somente por estes pode ser exercida?
Não. A psicanálise é uma atividade autônoma e independente, e não constitui desdobramento, ramo ou especialidade privativa da medicina ou da psicologia, em termos legais. pode ser exerci da por qualquer cidadão, inclusive por médicos e por psicólogos, desde que detentores dos mínimos conhecimentos por tanto.

c) Caso não seja a psicanálise uma profissão regulamentada, qual lei que a regulamenta, e sob quais condições?
Prejudicado. A psicanálise, até o presente momento, não é uma profissão regulamentada, pois inexiste lei federal que a regulamente e imponha limites ao seu exercício. Convém anotar que a continuada sistematização da matéria, bem com a criação de um maior número de associações de classe, tende a forçar a regulamentação legal da profissão, a exemplo de tantas outras.

d) Existe um Conselho Federal de Psicanálise, bem como Conselhos Regionais, a exemplo do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia?Não, pois a atividade de psicanálise não é regulamentada por lei, logo inexistentes os órgãos incumbidos de seu controle e fiscalização. Os Conselhos Federais e Regionais, como o de Medicina ou de Psicologia, são autarquias públicas federais, órgãos da administração pública indireta da união. possuem poder de polícia e agem em nome do interesse público. sua esfera de atuação emana da vontade estatal e seus atos decorrem do poder de império que administração pública possui e impõe à toda sociedade. Os atos praticados por tais entidades são unilaterais, imperativos, e coercitivos, além de gozarem da presunção de legitimidade, tais quais os demais atos perpetrados pela administração pública.

79. É este, pois, nosso parecer, salvo melhor juízo, estando expressamente autorizada a sua publicação, desde que mantidas a fidelidade do conteúdo e a menção à autoria da obra.

CORPO DOCENTE

MARIA DE FÁTIMA CARDOSA DA CUNHA MORA
• Formação Acadêmica em Física, Universidade de Rio Claro (1979).
• Formação em Psicanálise Dinâmica, Sexologia e Psicoembriologia.
• Criadora e Fundadora da Psicanálise Integrativa e da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa.
• Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo (2001 a 2003)
• Atualmente Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa.
• Professora de Psicanálise e Regressão


O curso de Psicanálise integrativa é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

Fátima Mora
""


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Agradecimento
  • 2. Contrato do Curso
  • 3. Manual do Aluno
  • 4. Roteiro para estudar no curso EAD
  • 5. Indicação bibliográfica
  • 6. Material de apoio ao estudo
  • 7. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 8. Tutorial - Como postar uma tarefa na plataforma EAD
  • 9. Tutorial - Como imprimir as apostilas
  • 10. Tutorial - Como salvar as apostilas
  • 11. Dificuldade com o uso da plataforma EAD e/ou acesso as aulas? FALE CONOSCO
  • 1. Noções básicas da vida de Freud
  • 2. Cronologia da vida de Freud
  • 3. Filme - Freud Além da Alma
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Momento histórico do nascimento da psicanálise
  • 2. A psicanálise nasce com Freud
  • 3. Documentário - A invenção da Psicanálise
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. A existência do Inconsciente, Determinismo Psíquico e a Dinâmica entre os Sistemas
  • 2. As hipóteses fundamentais da psicanálise
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Processo Primário e Secundário de Pensamento, Pulsão Sexual e Pulsão Agressiva
  • 2. Pulsão Sexual e Pulsão Agressiva
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Avaliação de conteúdo
  • 1. Conceito de Libido, Economia Energética e Descarga Pulsional
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. O Dinâmico, Pulsão
  • 1. Catarse, Contra Catexia, Acting Out e Insight
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Hipótese Telescópica, Topográfica e Estrutural
  • 2. Primeira e Segunda Tópica e a Estrutura Psíquica
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Fases Oral, Anal e Fálica
  • 2. Entendendo as fases psicossexuais
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Narcisismo Primário, Secundário e Narcisismo, O Mito
  • 2. Narcisismo, o Mito
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Material complementar sobre o narcisismo
  • 1. Os principais Mecanismos de Defesa
  • 2. Os mecanismos de defesa do ego
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Repressão, Recalque e Frustração
  • 2. Transferência e Contra-Transferência
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O que é Chiste e Parapraxias
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Explicando sonhos por Freud
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O que é Livre Associação por Freud
  • 2. Associação Livre
  • 3. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Histeria
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Complexo de Édipo
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Psicopatologia do Cotidiano
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O que são Conflitos Psíquicos Anormais
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. A Psicanálise como desenvolvimento das potencialidades
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O que é e como elaborar a Ficha Anamnética
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Sobre Ética na Psicanálise
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Contextualização
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Contextualização
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. O que é Setting Analítico
  • 2. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 1. Introdução a Vida e Obra de Jung
  • 2. Amizade de Freud e Jung
  • 3. Divergências de teorias entre Freud e Jung
  • 4. Introdução a biografia Carl Jung
  • 5. Jung x Freud, divergências de teorias
  • 6. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 7. Material Complementar 1 - Contextualização da Vida de Jung
  • 8. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Estrutura da Psique - Complexos
  • 2. Estrutura da Psique
  • 3. Psicologia Analítica
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Material Complementar 1 - Conceitos da Teoria e Estrutura da Psique (Consciente, Inconsciente pessoal e coletivo)
  • 6. Material Complementar 2 - Estrutura da Psique
  • 7. Material complementar 3 - Arquétipos: Anima e Animus
  • 8. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Sincronicidade e Numinoso
  • 2. Self e Sincronicidade
  • 3. Self e Sincronicidade
  • 4. Atividade: assistir o filme Pontes de Madison para analisar as sincronicidades
  • 5. Material Complementar - Processo de Individuação, Inconsciente Coletivo e Sincronicidade
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Conceito, Extroversão, Introversão, Funções Psíquicas, Combinações
  • 2. Tipologia Psicologica
  • 3. Atividade: fazer o teste QUANTI para identificar o seu tipo psicológico
  • 4. Material Complementar - Arquétipos, Introversão e Extroversão
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Individuação: conceito e desenvolvimento da teoria
  • 2. Alquimia: Conceito e Significado Metafórico
  • 3. Processo de Individuação
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Material complementar 1: Processo de Individuação e Numinoso
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Interpretação dos Sonhos: Conceito e desenvolvimento
  • 2. Transferência e Contratransferência
  • 3. Transferência e Contratransferência
  • 4. Método Interpretação dos Sonhos
  • 5. Atividade: fazer o estudo de um sonho
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Análise Junguiana
  • 2. Mitologia: Conceito como Historia, como Conto de Fadas, como Mito
  • 3. Análise Junguiana
  • 4. Mitologia
  • 5. Atividade: relatório da matéria estudada na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Mitologia e Arquétipos
  • 2. Jung e a Mitologia
  • 3. Arquétipos
  • 4. Atividade: Analisar um mito ou um conto de fadas ou um filme que gosta para conceituar a estrutura psíquica
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Jornada do Herói: Conceito, Joseph Campbell
  • 2. A clínica e suas etapas de tratamento: confissão, explicação, educação e transformação
  • 3. Apostila
  • 4. Atividade: Fazer os 12 passos do herói, analisando um acontecimento ou situação vivida
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Associação de palavras, Teste Projetivo,
  • 2. Mandalas: Conceito e Interpretação
  • 3. Sand Play e Imaginação Ativa: Conceito
  • 4. Apostila
  • 5. Atividade: fazer uma mandala
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Introdução ao Estruturalismo e a Psicanálise Lacaniana
  • 2. Cronologia e Estrutura de Linguagem
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Como se forma o Inconsciente segundo a visão Lacaniana
  • 2. O inconsciente tem a estrutura da linguagem
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Como o Sujeito se forma pela teoria Lacaniana
  • 2. O Estádio do Espelho
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. “Falo”, segundo o conceito Lacaniano
  • 2. Nome do Pai - A metáfora paterna
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Compreendendo o conceito Lacaniano de formação da psique
  • 2. O real, o simbólico e o imaginário
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Como o conceito de Necessidade, Demanda, Desejo e Gozo se insere na teoria Lacaniana
  • 2. O Gozo
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A concepção do pequeno objeto ‘a’ e o Outro
  • 2. o Outro
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de dúvida ao vivo
  • 1. O Outro, o conceito de amor e a clínica Lacaniana
  • 2. O pequeno objeto 'a'
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Introdução a Neurociência
  • 2. Introdução descritiva
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. SNC e SNP, Neurofisiologia, Neurotransmissores
  • 2. SNC e SNP, Neurofisiologia, Neurotransmissores
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Sistema Límbico, Memória, Ciclo Circadiano
  • 2. Sistema Límbico, Memória, Ciclo Circadiano
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Doenças Mentais
  • 2. Doenças Mentais
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Introdução a Melanie Klein
  • 2. Vida e Obra
  • 3. Introdução
  • 4. Jornada
  • 5. Material Complementar - Vocabulário
  • 6. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 7. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Estruturação do Ego e Superego
  • 2. Teoria da Personalidade
  • 3. Estruturação da Teoria
  • 4. Desenvolvimento da Teoria
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Fantasia da criança
  • 2. Posições - esquizoparanóide e depressiva
  • 3. Fantasia da criança
  • 4. Posições
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Desenvolvimento sexual feminino e masculino
  • 2. Complexo de Édipo
  • 3. Desenvolvimento sexual do menino
  • 4. Desenvolvimento sexual da menina
  • 5. Resumo e análise do capítulo 3 do livro Psicanálise da Criança
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Interpretação Kleiniana
  • 2. Interpretação
  • 3. Transferência Positiva e Negativa e Contratransferência
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A técnica do brincar
  • 2. A técnica do brincar
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Entrevista
  • 2. Entrevista
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Caixa Lúdica
  • 2. Analise e Caixa Lúdica
  • 3. Analise
  • 4. Estudo de Caso
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A história da psicopatologia
  • 2. Contextualização e História
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Teoria das relações objetais, Teoria Freudiana
  • 2. Teoria das relações objetais
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Transtorno de ansiedade, TAG, Síndrome do Pânico e fobias.
  • 2. Ansiedade, Sindromes, Fobias
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Teoria Pulsional, neurose obsessiva compulsiva, visão freudiana da neurose obsessiva. Comorbidades, Tipos de Neurose
  • 2. TOC
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Continuação tipos de neuroses, Histeria
  • 2. Neuroses, Histeria
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Modelo psicanalítico das Perversões, Sexualidade em psicanalise
  • 2. Perversão e Sexualidade
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Paranoia, Transtorno de personalidade Bordeline, Transtorno Bipolar de humor. Psicose maníaco depressiva.
  • 2. Psicose
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Esquizofrenia, Melancolia (depressão). Avaliação de um caso clínico
  • 2. Psicose I
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. A história da psicofarmacologia, Farmacocinética, farmacodinâmica, vias de administração, Ação sistêmica, Neurotransmissores, SNC.
  • 2. Introdução
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Benzodiazepínicos, barbitúricos, Agonistas dos receptores de 5hT1A, antagonistas adrenérgicos
  • 2. Hipnóticos e Ansiolíticos
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Mecanismo de Ação. Exemplos de Antidepressivos e Estabilizadores de humor.
  • 2. Antidepressivos e Estabilizadores de Humor
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Mecanismo de Ação. Exemplos de neurolépticos
  • 2. Antipsicóticos
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Vida Familiar Nuclear, Constituída, Acadêmica
  • 2. Introdução
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Etapas no Processo de Desenvolvimento Humano
  • 2. Holding, Handling e objeto transicional
  • 3. Desenvolvimento Humano
  • 4. História da Teoria
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Self e Falso Self
  • 2. A teoria do amadurecimento
  • 3. Maturação emocional
  • 4. Desenvolvimento da teoria
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Dependência Absoluta e Relativa
  • 2. Invasões traumáticas e Angustias Impensáveis
  • 3. Dependências, Invasões e Angústias
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Complexo de Édipo
  • 2. Estádio do Espelho
  • 3. Complexo de Édipo
  • 4. Estádio do Espelho
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. O Pai
  • 2. Fenômenos masculinos e femininos
  • 3. O Pai
  • 4. Fenômenos masculinos e femininos
  • 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 6. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. O papel do analista winnicotiano
  • 2. Transferência e Contratransferência
  • 3. O papel do analista e a Clinica
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Desenhos livres e direcionados
  • 2. Consultas terapêuticas
  • 3. O Brincar
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 5. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
  • 4. Plantão de Dúvida ao vivo
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • 1. Video aula
  • 2. Apostila
  • Prova Final
Voltar ao topo