Certificação em Psicanálise Integrativa
- 379 Alunos matriculados
- 1255 Horas de duração
- 543 Aulas
- 104 Módulos
- 1 Avaliação
- Certificado de conclusão
Obtenha acesso a este e outros cursos
Certificação EAD de formação em Psicanálise Integrativa 100% Online!
A Psicanálise Integrativa tem como proposta a integração de técnicas de atendimento dos principais psicanalistas contemporâneos ao Freud. O uso diversificado de técnicas para a abordagem do inconsciente, além da limitada análise dos sonhos e associação livre, preconizadas pela Escola Freudiana, permite o desenvolvimento da análise respeitando a subjetividade inerente ao ser humano. Sendo assim, a psicanálise integrativa reconhece em determinadas técnicas complementares, tais como Cromoterapia, Regressão de Memória, Neolinguística, Hipnose, Acupuntura, uso de florais e outras técnicas , ferramentas para a diminuição do campo de resistência, permitindo a abordagem direta do inconsciente, abreviando com isso, o tempo de análise e conduzindo a Psicanálise para fora do ostracismo da “Terapia Eterna”.
Domine suas EMOÇÕES e acabe com os CONFLITOS internos
Na Psicanálise integrativa o resultado é 3 x mais rápido, que na Psicanálise Tradicional.
A Certificação é 100% online e interativo, monitorado permanentemente pelos professores e desenvolvido com a melhor tecnologia de ensino a distância, utilizada por diversas universidades de vários países.
Inicio: Imediato (curso individualizado sem formação de turma)
Duração: 24 meses
Requisito: 2º grau completo
>>>Conheça também o curso na modalidade presencial com turmas na Capital de São Paulo. Clique aqui e saiba mais.<<<
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA CERTIFICAÇÃO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE INTEGRATIVA
- concluir 24 meses do curso
- realizar 70 horas de análise individual com psicanalista cadastrado na SBPI
- Realizar 80 horas de estágio clínico nas plataformas da SBPI sob a devida supervisão de um terapeuta devidamente cadastrado na SBPI.
- Supervisão clinica 10 horas (com profissional cadastrado pela SBPI)
- Apresentar artigo científico ou realização da avaliação
Obs.: A SBPI não fornece certificado parcial (somente da parte teórica) .
METODOLOGIA
Com a metodologia de educação a distância, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade de tempo a partir de qualquer lugar de sua escolha. Com isso, barreiras geográficas são superadas, assim como a perda de tempo com o deslocamento e custos com transporte são significantemente reduzidos. Além da capacitação e da melhoria da prática profissional que os alunos obtém, a metodologia de educação a distância promove o desenvolvimento da autonomia dos estudos.
A SBPI dispõe de material didático especialmente elaborado para permitir ao participante realizar estudo independente, de acordo com suas possibilidades de tempo. O aluno da SBPI conta com um serviço de tutoria, para auxiliá-lo em seus estudos.
Aqui se encontra recursos complementares para o desenvolvimento do saber psicanalítico:
- Bate papo ao vivo com professores e alunos
- Aulas ao vivo e gravadas
- Plantão de dúvidas, com áudio e imagem. (se não puder participar, as aulas ficam em reprise).
- Material de leitura, material didático que fica disponível para download
- Conteúdo é liberado de 7 em 7 dias.
- Bônus - Plantão de dúvidas diário de 2º a 6º, sempre com um professor especializado. -
Em 24 meses de curso. Cada aula/semana é constituída por vídeo/aula gravada, material de leitura e materiais complementares para estudo. Como forma de acompanhamento pedagógico aula ao vivo e plantão de dúvidas, o aluno elabora relatórios, pesquisas ou tarefas sobre os assuntos já estudados.
>>>O Plantão de Dúvidas ao vivo é um dos diferenciais que a SBPI oferece aos alunos, como recurso pedagógico para o desenvolvimento teórico.
Conteúdo programático
Sigmund Freud
Carl Gustav Jung
Neurociência
Psicossomática e Farmacologia
Psicopatologia
Donald Winnicott
Wilhelm Reich
Jacques Lacan
Técnicas de Atendimento
Psicanálise Integrativa
Clinica Melanie Klein
Total de Aulas Teóricas = 336
Total de Plantão de Dúvidas = 500
Total de Horas Leitura de Freud = 100
Atividades:
1º) Trabalho de conclusão de curso ou avaliação (horas de pesquisa) =60
2º) Terapia individual , horas mínimas =70
3º) Analises de Filmes, horas mínimas = 40
4º) Trabalhos Individuais horas mínimas =59
5º) Estagio Supervisionado, horas mínimas =80
6º)Supervisão = 10 horas
Total Geral do curso = 1255 horas
Forma de Pagamento, plano de Assinatura: plano mensal. Isso significa que ele será cobrado mensalmente pelo valor configurado no plano. E sempre que o Aluno(a) realizar o pagamento da cobrança corretamente, a assinatura irá renovar o seu ciclo, atualizando automaticamente o seu vencimento para a próxima data de cobrança. obs.: (não e usado o valor total do curso no cartão e sim o valor mensal do plano de assinatura)
A Terapia Psicanalítica deverá ser feita com um profissional devidamente cadastrado pela SBPI, onde o profissional utilizará os meios digitais para realizar a análise.
Estagio Supervisionado: iniciará após o 13º mês do curso. Para alunos EAD que residem na Capital de São Paulo, podem realizar o estágio pela Clinica da SBPI , supervisionado por Psicanalista Clínico Integrativo devidamente formado pela SBPI.
.
IMPORTANTE: o investimento sobre as horas de análise individual, não está incluso no valor da mensalidade do curso.
CERTIFICAÇÃO
Os cursos a distância da SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE INTEGRATIVA-SBPI ,são amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.
Curso reconhecido e aprovado por:
- SBPI Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa
- SINATEN Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas
Curso apoiado por:
- ABED Associação Brasileira de Educação a Distância
PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE PSICANÁLISE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Concluir A Certificação de Psicanálise Integrativa me permite clinicar?
Sim. A Certificação curso de Psicanálise Integrativa permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista Integrativos. Nosso curso é reconhecido pelo Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas (SINATEN).
O Curso tem registro no MEC?
Nenhum curso é reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise não ser uma ciência.
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.
Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas terapêutica empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses . Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.
Obs.: existe no site do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação da Psicanálise, (recomendação não é regulamentação), Por isso cada escola tem sua formação, umas diferentes das outras. PARA QUE A FORMAÇÃO FOSSE SUPERIOR, TÉCNICA , BACHARELADO, PÓS GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA LEI FEDERAL REGULAMENTO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE E ATÉ A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE.
PORTANTO, A FORMAÇÃO É LIVRE. E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.
Por que o Curso é aberto às várias profissões?
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.
O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.
O que faz o psicanalista?
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!
Quem poderá fazer o curso?
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, entre outras. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.
O Curso de Psicanálise oferece titulação acadêmica?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPI cumpre à rísca essa necessidade.
O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional, ou apenas para São Paulo?
O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.
Como deve ser feito o estágio no curso presencial e no curso à distância?
O estágio deverá ser efetuado dentro da clínica escola SBPI, onde o aluno passará por uma entrevista com o coordenador dos estagiários. É obrigatório que você cumpra no mínimo 80 horas de atendimentos supervisionados, sendo 10 horas no mínimo de supervisão com um profissional da SBPI devidamente cadastrado na plataforma EAD.
Como funciona o cumprimento de terapia psicanalítica para o curso de psicanálise presencial e à distância?
É obrigatório que você faça 80 horas mínimas de terapia psicanalítica para obter o certificado. As sessões terapêuticas ocorrerão dentro das plataformas digitais da SBPI, onde haverá um psicanalista devidamente credenciado pela SBPI. As horas de análise serão computadas pelo próprio sistema onde a coordenação da clínica irá entregar para que você faça o pedido do certificado, juntamente com o artigo e a declaração de estágio. Sendo o artigo enviado para coordenação pedagógica para aprovação.
Como fazer matrícula para o curso de Psicanálise Presencial ou à Distância?
Para fazer a matrícula do curso de psicanálise presencial, é necessário que você marque uma entrevista com o departamento comercial, o qual nesse mesmo dia você poderá efetivar a sua matrícula. É necessário que esteja em posse dos documentos pessoais. Deverá também fazer o pagamento da primeira mensalidade. Para efetivar matrícula do curso á distância, você deve preencher a ficha de inscrição e optar pelo tipo de pagamento da mensalidade, no caso de pagamento com cheque enviar (com seguro) os 12 cheques. Pagamento em cartão de credito é necessário ir pessoalmente
Ao terminar o curso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?
Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhe legalmente como tal.
Como é feita a análise didática para alunos fora de São Paulo?
É obrigatório que você faça 80 horas mínimas de terapia psicanalítica para obter o certificado. As sessões terapêuticas ocorrerão dentro das plataformas digitais da SBPI, de qualquer lugar do mundo o aluno poderá acessar, buscando apenas os ajustes de acordo com o fuso horário a ser combinado com o terapeuta ( caso o aluno esteja fora do Brasil), onde haverá um psicanalista devidamente credenciado pela SBPI. As horas de análise serão computadas pelo próprio sistema onde a coordenação da clínica irá entregar para que você faça o pedido do certificado, juntamente com o artigo e a declaração de estágio. Sendo o artigo enviado para coordenação pedagógica para aprovação
Regulamentação
77. Ante o todo exposto, concluímos, pois que a psicanálise, nos dias de hoje, é uma atividade livre e não regulamentada por lei, que pode ser exercida por qualquer cidadão que possua os conhecimentos técnicos e habilidades suficientes à sua desenvoltura. Até o presente momento, não há lei que impeça o livre exercício da psicanálise, a qual não constitui num desdobramento, especialidade ou ramo, privativo da atividade médica ou da atividade psicológica, e por não configurar um ramo privativo da profissão de médico, ou da profissão de psicólogo, a psicanálise não está vinculada ou subordinada à atividade fiscalizadora dos conselhos regionais de medicina ou dos conselhos regionais de psicologia. Porém, mesmo inexistindo regulamentação legal da profissão, o psicanalista não está isento de reparar (indenizar) os danos decorrentes do mau exercício de sua atividade.
78. Realizando todas as considerações desta banca, passamos agora a responder, analiticamente, aos quesitos formulados pela consulente, Sociedade Brasileira de Psicanálise integrativa (S.B.P.I.).
a) É a psicanálise uma atividade profissional livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, ou consiste em profissão regulamentada?
A psicanálise é uma profissão livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, desde que esta possua conhecimentos técnicos ou habilitação profissional suficientes ao seu desempenho
b) É a psicanálise uma atividade privativa de médicos ou de psicólogos, e somente por estes pode ser exercida?
Não. A psicanálise é uma atividade autônoma e independente, e não constitui desdobramento, ramo ou especialidade privativa da medicina ou da psicologia, em termos legais. pode ser exercida por qualquer cidadão, inclusive por médicos e por psicólogos, desde que detentores dos mínimos conhecimentos por tanto.
c) Caso não seja a psicanálise uma profissão regulamentada, qual lei que a regulamenta, e sob quais condições?
Prejudicado. A psicanálise, até o presente momento, não é uma profissão regulamentada, pois inexiste lei federal que a regulamente e imponha limites ao seu exercício. Convém anotar que a continuada sistematização da matéria, bem com a criação de um maior número de associações de classe, tende a forçar a regulamentação legal da profissão, a exemplo de tantas outras.
d) Existe um Conselho Federal de Psicanálise, bem como Conselhos Regionais, a exemplo do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia?Não, pois a atividade de psicanálise não é regulamentada por lei, logo inexistentes os órgãos incumbidos de seu controle e fiscalização. Os Conselhos Federais e Regionais, como o de Medicina ou de Psicologia, são autarquias públicas federais, órgãos da administração pública indireta da união, possuem poder de polícia e agem em nome do interesse público. Sua esfera de atuação emana da vontade estatal e seus atos decorrem do poder de império que administração pública possui e impõe à toda sociedade. Os atos praticados por tais entidades são unilaterais, imperativos, e coercitivos, além de gozarem da presunção de legitimidade, tais quais os demais atos perpetrados pela administração pública.
79. É este, pois, nosso parecer, salvo melhor juízo, estando expressamente autorizada a sua publicação, desde que mantidas a fidelidade do conteúdo e a menção à autoria da obra.
A Certificação de Psicanálise integrativa é dirigido à todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.
Formada pela SBPI em Psicanálise Clínica , é especialista em Professora de Jacques Lacan.
Professora há 27 anos, formada em Letras, pós-graduada em Psicanálise clínica, Psicopedagogia e mestre em Psicologia da Educação.
Palestrante e atuante no atendimento terapêutico com jovens, adultos e idosos .
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo à sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Conteúdo Programático
- 1. Noções básicas da vida de Freud
- 2. Cronologia da vida de Freud
- 3. Histórico de Freud
- 4. Resumo da infância, vida e obra de Freud.Parte 1
- 5. Infância, vida e obra de Freud. Parte 2
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 7. Bibliografia
- 1. Agradecimento
- 2. Metodologia do Curso Formação em Psicanalise Integrativa EAD
- 3. Grupo dos Alunos no Telegram.
- 4. Relatórios
- 5. A SBPI quer conhecer você !
- 6. Roteiro para estudar no curso EAD
- 7. Livro - Noções básicas de psicanalise: introdução a psicologia psicanalítica
- 8. Tutorial - Como imprimir as apostilas
- 9. Tutorial - Como salvar as apostilas
- 10. Tutorial - Como abrir um chamado para suporte Técnico ou Financeiro
- 11. Procedimento para cancelar seu curso segue Procedimento para pedir Desistência / Transferência do curso.
- 12. Tutorial - Adicionar ou alterar cartão de crédito na plataforma
- 13. AMIGO + VOCÊ = PRÊMIOS
- 14. Como escolher um Psicanalista para iniciar meu Atendimento
- 1. SBPI Cast - Perguntas
- 2. SBPICast - Recalque, censura e repressão. A vida nas mídias sociais
- 1. Dúvidas sobre estágio e supervisão 05/06/2023
- 1. Momento histórico do nascimento da psicanálise
- 2. A psicanálise nasce com Freud
- 3. Documentário - A invenção da Psicanálise
- 4. Live vida e obra de freud
- 5. Psicodinâmica - As diversas vertentes da teoria psicodinâmica
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. A existência do Inconsciente, Determinismo Psíquico e a Dinâmica entre os Sistemas
- 2. As hipóteses fundamentais da psicanálise
- 3. O EGO e o ID e outros trabalhos - volume 19 - Freud.
- 4. Freud: O Desenvolvimento Psicossexual e a base das estruturas Psíquicas.
- 5. O Inconsciente (1915)
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Processo Primário e Secundário de Pensamento, Pulsão Sexual e Pulsão Agressiva
- 2. Pulsão Sexual e Pulsão Agressiva
- 3. Pulsão de vida e pulsão de morte - id ego e superego
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Avaliação de Conteúdo
- 1. Conceito de Libido, Economia Energética e Descarga Pulsional
- 2. O Dinâmico, Pulsão
- 3. De Platão a Freud
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Repetir Recordar e Elaborar
- 2. Repetir e Recordar e Elaborar
- 3. A COMPULSÃO À REPETIÇÃO
- 4. Destino das Pulsões (Material complementar)
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Hipótese Telescópica, Topográfica e Estrutural
- 2. Primeira e Segunda Tópica e a Estrutura Psíquica
- 3. Freud e as Hipóteses Fundamentais (Material complementar)
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Fases Oral, Anal e Fálica
- 2. história de uma neurose infantil e outros trabalhos - volume 17 - Freud.
- 3. Entendendo as fases psicossexuais
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Personalidade
- 6. Aula complementar- Desenvolvimento Psicossexual e a idades Energéticas
- 7. Construção da Personalidade
- 1. Narcisismo
- 2. Narcisismo Primário, Secundário e Narcisismo, O Mito
- 3. Material complementar sobre o narcisismo
- 4. Narcisismo, o Mito
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. Avaliação de Conteúdo
- 1. Os principais Mecanismos de Defesa
- 2. Os mecanismos de defesa do ego (complementario)
- 3. Aula complementar sobre Mecanismo de Defesa parte 1
- 4. Aula complementar sobre Mecanismo de Defesa parte2
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Repressão, Recalque e Frustração
- 2. Transferência e Contra-Transferência
- 3. Lacunas
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. O que é Chiste e Parapraxias
- 2. Os chistes e a importância dele para o inconsciente.
- 3. Trecho do Filme “O Mentiroso” e como funciona o inconsciente dentro dessa metáfora.
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Explicando sonhos por Freud
- 2. Conferências introdutórias sobre psicanálise (Partes I e II)
- 3. Livro e Obra de Freud
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. O que é Livre Associação por Freud
- 2. Associação Livre
- 3. Aula Livre Associação
- 4. A TÉCNICA DA LIVRE ASSOCIAÇÃO
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Histeria
- 2. História da Histeria
- 3. O Infamiliar Das Unheimliche de Freud
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Complexo de Édipo
- 2. Mal Estar na Civilização
- 3. O COMPLEXO DE ÉDIPO
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Psicopatologia do Cotidiano
- 2. A teoria da Psicose
- 3. O caso Schereber, artigos sobre técnica e outros trabalhos
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Complexo de Édipo e Outros Autores
- 1. O que são Conflitos Psíquicos Anormais
- 2. Estruturas do Édipo
- 3. O Futuro de uma Ilusão
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. A Psicanálise como desenvolvimento das potencialidades
- 2. Livro de Freud : Moisés e o Monoteísmo
- 3. “Gradiva” de Jensen e outros de Freud.
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. O que é e como elaborar a Ficha Anamnética
- 2. Ficha Anamnética (Material complementar)
- 3. Plantão de Dúvida ao vivo
- 4. Atividade: Ficha Anamnética
- 1. Ética
- 2. Sobre Ética na Psicanálise
- 3. Plantão de Dúvida ao vivo
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Contextualização
- 2. Freud e a Criação da Psicanálise (Material complementar)
- 3. Totem e tabu e outros trabalhos (complementar)
- 4. Conhececendo Freud e um pouco de sua Obra
- 5. Nise da Silvera
- 6. Virginia Bicudo
- 7. A Masculinidade na Clínica Psicanalítica na Contemporaneidade
- 8. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Contextualização
- 2. A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos
- 3. A Psicanálise hoje no Mundo (Material complementar)
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. O que é Setting Analítico
- 2. Modelo de uma planta baixa de consultório
- 3. Como montar seu consultório e o Setting Analítico (Material complementar)
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Introdução a Vida e Obra de Jung
- 2. Amizade de Freud e Jung
- 3. Divergências de teorias entre Freud e Jung
- 4. Introdução a biografia Carl Jung
- 5. Jung x Freud, divergências de teorias
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Estrutura da Psique - Complexos
- 2. A contribuição da Psicanalise para Jung
- 3. Estrutura da Psique
- 4. Psicologia Analítica
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Sincronicidade e Numinoso
- 2. Self e Sincronicidade
- 3. Self e Sincronicidade
- 4. Atividade: assistir o filme Pontes de Madison para analisar as sincronicidades
- 5. Material Complementar - Processo de Individuação, Inconsciente Coletivo e Sincronicidade
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Conceito, Extroversão, Introversão, Funções Psíquicas, Combinações
- 2. Tipologia Psicologica
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Glossário de Termos Junguianos
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Individuação: conceito e desenvolvimento da teoria
- 2. Alquimia: Conceito e Significado Metafórico
- 3. MEMÓRIAS SONHOS REFLEXÕES
- 4. Processo de Individuação
- 5. Material complementar 1: Processo de Individuação e Numinoso
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Interpretação dos Sonhos: Conceito e desenvolvimento
- 2. Transferência e Contratransferência
- 3. Transferência e Contratransferência
- 4. Método Interpretação dos Sonhos
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Análise Junguiana
- 2. Mitologia: Conceito como Historia, como Conto de Fadas, como Mito
- 3. Análise Junguiana
- 4. Histórias - Jung
- 5. Mitologia
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Mitologia e Arquétipos
- 2. Jung e a Mitologia
- 3. Arquétipos
- 4. A DIVERGÊNCIA ENTRE FREUD E JUNG
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Jornada do Herói: Conceito, Joseph Campbell
- 2. A clínica e suas etapas de tratamento: confissão, explicação, educação e transformação
- 3. Jornada do herói
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Associação de palavras, Teste Projetivo,
- 2. Mandalas: Conceito e Interpretação
- 3. Sand Play e Imaginação Ativa: Conceito
- 4. Como fazer uma mandala
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. Técnicas e Diagnósticos para Interpretação de Mandala
- 1. Introdução ao Estruturalismo e a Psicanálise Lacaniana
- 2. Cronologia e Estrutura de Linguagem
- 3. A FORMA DE FALAR E ESCREVER LACAN.
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. Estruturalismo e Lacan
- 1. Como se forma o Inconsciente segundo a visão Lacaniana
- 2. O Inconsciente e os significantes
- 3. O inconsciente tem a estrutura da linguagem
- 4. Apostila detalhada sobre Jacques Lacan
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Como o Sujeito se forma pela teoria Lacaniana
- 2. Imaginário e a Fase do espelho
- 3. Psicoses em Lacan
- 4. O Estádio do Espelho
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. “Falo”, segundo o conceito Lacaniano
- 2. Nome do Pai - A metáfora paterna
- 3. Lacan e o SUJEITO DO INCONSCIENTE
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. O Nome-do-Pai
- 1. Compreendendo o conceito Lacaniano de formação da psique
- 2. Simbólico, Imaginário , Real
- 3. Kant + Lacan + Nó borromeano = Real, Simbólico e Imaginário
- 4. O real, o simbólico e o imaginário
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Como o conceito de Necessidade, Demanda, Desejo e Gozo se insere na teoria Lacaniana
- 2. O Gozo
- 3. O Desejo é uma fantasia Lacaniano sobre o Tema
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. A concepção do pequeno objeto ‘a’ e o Outro
- 2. o Outro
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de dúvida ao vivo
- 5. O pequeno objeto "A"
- 1. O Outro, o conceito de amor e a clínica Lacaniana
- 2. Lacan Chistes ou tirada espirituosa
- 3. O pequeno objeto 'a'
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Introdução a Neurociência
- 2. Introdução descritiva
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. SNC e SNP, Neurofisiologia, Neurotransmissores
- 2. SNC e SNP, Neurofisiologia, Neurotransmissores
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Sistema Límbico, Memória, Ciclo Circadiano
- 2. Sistema Límbico, Memória, Ciclo Circadiano
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Neurociência
- 2. Doenças Mentais
- 3. Neurociência
- 4. Doenças Mentais
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Vida e Obra
- 2. Introdução
- 3. Jornada
- 4. Material Complementar - Vocabulário
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Estruturação da Teoria
- 2. Desenvolvimento da Teoria
- 3. Biografia Melanie
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. Melanie klein
- 7. Contribuição de Melanie Klein na construção do Ego do Bebê
- 1. Fantasia da criança
- 2. Posições - esquizoparanóide e depressiva
- 3. Fantasia da criança
- 4. Posições
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Fantasia da Criança, Posições Esquizo-paranoides
- 7. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Desenvolvimento sexual feminino e masculino
- 2. Complexo de Édipo
- 3. Desenvolvimento sexual do menino
- 4. Complexo de édipo (complementar)
- 5. Desenvolvimento sexual da menina
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 7. Avaliação de Conteúdo
- 1. Interpretação Kleiniana
- 2. Interpretação
- 3. Transferência Positiva e Negativa e Contratransferência
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Técnica do Brincar
- 2. A técnica do brincar
- 3. A técnica do brincar
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Entrevista
- 2. Entrevista
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Caixa Lúdica
- 2. Caixa Lúdica
- 3. Analise e Caixa Lúdica
- 4. Analise
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. Técnicas e Diagnósticos para Interpretação de Desenho
- 1. Introdução á Melanie Klein
- 2. Vida, Obra e principais contribuições da Escola de Melanie Klein para a psicanálise
- 3. Plantão de Dúvida ao vivo
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Melanie Klein - Aula 2 -
- 2. MELANIE KLEIN
- 3. Técnicas de tratar crianças com base na Escola de Melanie Klein
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Teoria da Ansiedade
- 2. Teoria da Ansiedade
- 3. Ansiedade, Sindromes, Fobias
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. TOC
- 2. Neurose obsessiva compulsiva
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Neuroses, Histeria
- 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 3. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Perversões
- 2. Perversão Segundo a Psicanálise
- 3. Perversão
- 4. Perversão e Sexualidade
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Como a Psicanálise aborda os Transtornos
- 2. Psicose
- 3. Psicopatologia - Ansiedade
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Características da Psicose para a Psiquiatria
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Psicose
- 2. Psicose
- 3. Psicose I
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Farmacologia
- 2. PSICOFARMACOLOGIA
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Benzodiazepínicos e Barbitúricos
- 2. Benzodiazepínicos
- 3. Hipnóticos e Ansiolíticos
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Barbitúrico
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Mecanismo de ação dos Fármacos
- 2. Antidepressivos e Estabilizadores de Humor
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Mecanismo de Ação dos Fármacos
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. Ações do Psicofarmacos e Psicanalise
- 1. Neurolépticos
- 2. Antipsicóticos
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Neureléptico
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Vida Familiar Nuclear, Constituída, Acadêmica
- 2. Introdução
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Winnicott: 15 presenças entre os dois estados de ausências parte 1
- 2. Winnicott: 15 presenças entre os dois estados de ausências parte 2
- 3. Etapas no Processo de Desenvolvimento Humano
- 4. Holding, Handling e objeto transicional
- 5. Desenvolvimento Humano
- 6. História da Teoria
- 7. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 8. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Winnicott - Self
- 2. A teoria do amadurecimento
- 3. Maturação emocional
- 4. Winnicott A Teoria do Amadurecimento
- 5. Desenvolvimento da teoria
- 6. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 7. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Dependência Absoluta e Relativa
- 2. Invasões traumáticas e Angustias Impensáveis
- 3. Dependências, Invasões e Angústias
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Complexo de Édipo na visão de Winnicott
- 2. Complexo de Édipo
- 3. Estádio do Espelho
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. O Pai
- 2. Fenômenos masculinos e femininos
- 3. O Pai
- 4. Fenômenos masculinos e femininos
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. O papel do analista winnicotiano
- 2. Transferência e Contratransferência
- 3. O papel do analista e a Clinica
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. A função paterna na visão de Winnicott
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 7. Delinquência Infantil na visão de Winnicott
- 1. Desenhos livres e direcionados
- 2. Consultas terapêuticas
- 3. O Brincar
- 4. O Uso da Interpretação na Clínica Winnicottiana parte 1
- 5. O Uso da Interpretação na Clínica Winnicottiana parte 2
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 7. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Biografia de Wilhelm Reich
- 2. BIBLIOGRAFIA DE WILHELM REICH
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Análise do Caráter
- 6. Wilhelm Reich Biografia
- 1. Pensamento e teoria de Reich sobre a energia sexual
- 2. Introdução a biografia
- 3. Conjunto da Obra de Wilhelm Reich
- 4. Análise do Caráter
- 5. Bibliografia
- 6. Reich e a Psicanálise
- 7. Plantão de Dúvida ao vivo
- 8. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Análise do Caráter
- 2. ANÁLISE DE CARÁTER
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Análise do caráter
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 6. Análise do Caráter
- 1. A importância dentro da Análise do Caráter
- 2. A IMPORTÂNCIA DENTRO DA ANALISE DE CARÁTER
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Couraças
- 5. Orgone Energia Sexual
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 7. Orgone Energia Sexual
- 8. Couraças
- 1. Transferência e Contratransferência
- 2. Transferência e Contratransferência
- 3. A HISTÓRIA DA PSICOPATOLOGIA
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Video aula
- 2. TEORIA DAS RELAÇÕES OBJETAIS
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Transtorno de Personalidade
- 2. Psicopatologia- Contexto Histórico
- 3. Transtorno de personalidade
- 4. Introdução a Psicopatologia
- 5. TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA - T.A.G, FOBIA, SÍNDROME DO PÂNICO
- 6. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 7. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Neuropsicologia da Memória
- 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 3. Neuropsicológica da Memória
- 4. TEORIA PUSIONAL, NEUROSE OBSESSIVA COMPULSIVA, COMORBIDADES, TIPOS DE NEUROSES
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Neuroses e o Sistema Nervoso
- 2. Neuropsicológica e Psicopatologia no SNC
- 3. TIPOS DE NEUROSES, HISTERIA
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Parafilias
- 2. Parafilias
- 3. MODELO PSICANALÍTICO DAS PERVERSÕES SEXUALIDADE EM PSICANÁLISE
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Paranoia
- 2. Paranoia
- 3. PARANÓIA PERSONALIDADE BORDELINE (TRANSTORNO DE PERSONALIDADE E AFETIVIDADE) E TRANSTORNO BIPOLAR
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Esquizofrenia(Psicose) Melancolia (Psicose) Como Caso Clinico
- 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 3. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Conceito da Psicanálise Integrativa
- 2. Conceito da Psicanalise Integrativa
- 3. Complexo de Ajase a Psicanálise na Ásia
- 4. Complexo de Ajase - A Psicanálise na Índia
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Psicanálise Integrativa e a Hipnose
- 2. Hipnose Clínica
- 3. Aula de Hipnose
- 4. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. A Psicanalise Integrativa e a Regressão de memória
- 2. Hipnose
- 3. Introdução a Técnicas de Regressão
- 4. Regressão de Memorias - Aparelho Psíquico
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Psicanálise Integrativa e as Terapias Complementares
- 2. Homem dos Ratos
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. A Psicanálise Integrativa
- 5. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Ética e Prática Clínica
- 2. Técnicas de atendimento em psicanálise integrativa
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. Técnicas de atendimento em Psicanálise Integrativa
- 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 3. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. A transferência na clínica Psicanalítica
- 2. Ética e Moral pelo viés da Psicanálise Parte 1
- 3. Ética e Moral pelo viés da Psicanálise parte 2
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Técnicas de Atendimento Psicanalítico
- 2. Colcha de Retalhos
- 3. Técnica da colcha retalhos
- 4. Técnica do Desenho Projetivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 6. Plantão de Dúvida ao vivo
- 1. O Pequeno Hans
- 2. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 3. Plantão de Duvidas
- 1. Acolhimento e Manejo Clínico
- 2. Recordar, Repetir e Elaborar texto de Freud Compulsão á Repetição
- 3. Narcisismo na visão de Freud
- 4. Plantão de Dúvida ao vivo
- 5. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Video aula
- 2. Informativo
- 3. Olá Aluno, Parabéns por chegar ate aqui,
- 1. Psicanálise Integrativa parte 2
- 2. Plantão de Dúvida ao vivo
- 3. Atividade: faça um relatório sobre o assunto estudado na semana
- 1. Agora que estou Formado o que fazer ?
- 2. Plano de Aulas 01 LEG.doc
- 3. Aulas 01 02
- 4. Aulas 03 04
- 5. Aulas 05 06
- 6. Aulas 07 08
- 7. aula 008.
- 8. aula 10
- 9. Aulas 11 12
- 10. Grupo de Alunos Formados SBPI
- Prova conclusão de curso
Dúvidas Frequentes
Cursos Relacionados
Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.