FAQ

Suporte EAD -suporte@sbpi.org.br
Portal Central do Aluno https://www.sbpi.org.br/portal/
De 2º à 6º das 10:00 às 19:00hs

Secretaria e Recepção- secretaria@sbpi.org.br
De  2º à 6º das 10:00 às 19:00hs

Coordenação Ead- coordenacao@sbpi.org.br
De  2º e 6º das 10:00 às 19:00hs


DUVIDAS SOBRE O CURSO DE PSICANALISE NA PLAYLIST ABAIXO

Clique Aqui! 

PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE PSICANÁLISE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Concluir o curso de Psicanálise Integrativa me permite clinicar?
Sim. O curso de Psicanálise Integrativa permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista Integrativos. Nosso curso é reconhecido pelo Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas (SINATEN).

O Curso tem registro no MEC?
Nenhum curso livre é reconhecido pelo MEC, devido a Psicanálise não ser uma ciência.
Não, nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim apenas Especialização Lato-Sensu. Concluído o curso de Formação em Psicanalise Integrativa, o aluno recebe um Certificado expedido pela SBPI. No entanto, há escolas que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.

Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?
É um profissional que pratica a psicanálise junto á consultórios terapêutico, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho ? Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Obs: Existe no site do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação em Psicanálise (recomendação não e regulamentação). Por isso cada escola tem sua formação, uma diferente da outra.
PARA QUE A FORMAÇÃO FOSSE SUPERIOR, TÉCNICA , BACHARELADO, PÓS GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA E NECESSÁRIO QUE HAJA UMA LEI FEDERAL REGULAMENTO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE E ATE A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE.
PORTANTO A FORMAÇÃO É LIVRE, E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.

Por que o Curso é aberto às várias profissões?
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos ? como Jung e Adler ? mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois ?todos são iguais perante a Lei?.

O que regulamenta a profissão de Psicanalista?
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO ? código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

O que faz o psicanalista?
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de ordem mentais. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

Quem poderá fazer o curso?
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, entre outras. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

O Curso de Psicanálise oferece titulação acadêmica?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há escolas que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPI cumpre à risca essa necessidade.

O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional, ou apenas para São Paulo?
O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.

Como deve ser feito o estágio no curso presencial e no curso à distância?
O estágio para o curso presencial pode ser feito utilizando-se nossa infraestrutura na qual você atenderá pessoas na clínica escola da SBPI.  Será necessária que você tenha um supervisor devidamente cadastrado para orientá-los em relação às sessões. Você decidirá de acordo com a sua  agenda os  atendimento da clínica SBPI, a disponibilidade para atender os pacientes que procuram terapia, os dias e a hora das suas consultas. É obrigatório que você comprove no mínimo 80 horas de atendimentos supervisionados. Para aluno EAD a clínica escola da SBPI disponibilizará treinamento para uso das plataformas digitais e os atendimentos acontecerem dentro da instituição.  

Como funciona o cumprimento de terapia psicanalítica para o curso de psicanálise presencial e à distância?

Para o DIPLOMA CLINICO que é necessária 70 horas mínimas de terapia psicanalítica individual com um terapeuta da plataforma SBPI. Só serão aceita as declarações de terapia individual se o analista for da plataforma da SBPI. É necessário o cumprimento do estágio obrigatório dentro da clínica escola da SBPI (80 horas de estágio) juntamente com as 10 horas de supervisão clínica  com um professor da Instituição. 

Usamos a terapia didática para alunos da SBPI, com enfoque nos fundamentos Psicanalíticos.


Como fazer matrícula para o curso de Psicanálise Presencial ou à Distância?
Para fazer sua matrícula para o curso de psicanálise presidencial é necessário que você marque uma entrevista com o departamento comercial (contato no topo desse FAQ), sendo que no dia desta entrevista você poderá fazer a matrícula para o curso. É necessário que você compareça munido de RG e comprovante de escolaridade. Deverá também fazer o pagamento da primeira mensalidade optando pelo pagamento do valor normal do curso. Para fazer a matrícula para o curso de psicanálise à distância você deve preencher a ficha de inscrição e optar pelo tipo de pagamento da mensalidade que pode ser feito através de: cartão de crédito ou cheques pelo envio por Sedex ( com seguro) de doze cheques com desconto (para o primeiro ano de curso).

Ao terminar o curso posso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?
Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.


Sobre liberação das aulas.

Segue link explicativo:

Clique Aqui!

Regulamentação

77. Ante o todo exposto, concluímos, pois que a psicanálise, nos dias de hoje, é uma atividade livre e não regulamentada por lei, que pode ser exercida por qualquer cidadão que possua os conhecimentos técnicos e habilidades suficientes à sua desenvoltura. Até o presente momento, não há lei que impeça o livre exercício da psicanálise, a qual não constitui num desdobramento, especialidade ou ramo, privativo da atividade médica ou da atividade psicológica. e por não configurar um ramo privativo da profissão de médico, ou da profissão de psicólogo, a psicanálise não está vinculada ou subordinada à atividade fiscalizadora dos conselhos regionais de medicina ou dos conselhos regionais de psicologia. Porém, mesmo inexistindo regulamentação legal da profissão, o psicanalista não está isento de reparar (indenizar) os danos decorrentes do mau exercício de sua atividade.

78. Realizando todas as considerações desta banca, passamos agora a responder, analiticamente, aos quesitos formulados pela consulente, Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa (S.B.P.I.).

a) É a psicanálise uma atividade profissional livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, ou consiste em profissão regulamentada?
A psicanálise é uma profissão livre, que pode ser exercida por qualquer cidadão, desde que esta possua conhecimentos técnicos ou habilitação profissional suficientes ao seu desempenho

b) É a psicanálise uma atividade privativa de médicos ou de psicólogos, e somente por estes pode ser exercida?
Não. A psicanálise é uma atividade autônoma e independente, e não constitui desdobramento, ramo ou especialidade privativa da medicina ou da psicologia, em termos legais. pode ser exerci da por qualquer cidadão, inclusive por médicos e por psicólogos, desde que detentores dos mínimos conhecimentos por tanto.

c) Caso não seja a psicanálise uma profissão regulamentada, qual lei que a regulamenta, e sob quais condições?
Prejudicado. A psicanálise, até o presente momento, não é uma profissão regulamentada, pois inexiste lei federal que a regulamente e imponha limites ao seu exercício. Convém anotar que a continuada sistematização da matéria, bem com a criação de um maior número de associações de classe, tende a forçar a regulamentação legal da profissão, a exemplo de tantas outras.

d) Existe um Conselho Federal de Psicanálise, bem como Conselhos Regionais, a exemplo do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia? Não, pois a atividade de psicanálise não é regulamentada por lei, logo inexistentes os órgãos incumbidos de seu controle e fiscalização. Os Conselhos Federais e Regionais, como o de Medicina ou de Psicologia, são autarquias públicas federais, órgãos da administração pública indireta da união. possuem poder de polícia e agem em nome do interesse público. sua esfera de atuação emana da vontade estatal e seus atos decorrem do poder de império que administração pública possui e impõe à toda sociedade. Os atos praticados por tais entidades são unilaterais, imperativos, e coercitivos, além de gozarem da presunção de legitimidade, tais quais os demais atos perpetrados pela administração pública.

79. É este, pois, nosso parecer, salvo melhor juízo, estando expressamente autorizada a sua publicação, desde que mantidas a fidelidade do conteúdo e a menção à autoria da obra.

Procedimento para cancelar ou trancar o Curso de Formação em Psicanálise Integrativa EAD. 

Procedimento

Todo aluno(a) tem 7 dias pelo código de defesa do consumidor para desistir do curso e ter seu dinheiro devolvido, após este segue procedimento. 

Como consta no contrato acordado entre aluno(a) e escola no ato da compra do curso.
2- Se a desistência ocorrer depois de iniciado o curso, não será devolvido o valor pago, e multa de uma mensalidade, observando-se, ainda, o dispositivo na cláusula 6.
Cláusula 6-Desistência / Transferência
O pedido de cancelamento, desistência ou de transferência deverá ser formalizado por escrito ou abrindo chamado na Central de Ajuda pelo(a) Contratante, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

1-Não serão devidas as parcelas vencíveis após o trigésimo dia contado da data em que o aluno Beneficiário comunicar e efetivamente desligar-se da escola.
2-A mera infrequência do aluno às aulas, sem a comunicação, não desobriga o Contratante do pagamento das mensalidades vencidas e vincendas.

Obs: sua mensalidade deve estar em dia. o alunos(a) que não efetivar este procedimento fica caracterizado abandono de curso.e poderá ter seu nome colocado junto aos órgãos de cobrança como SERASA e outros.

Obs: se sua matricula e posterior a 01.03.2019 não tem multa.. 

Posso acessar o curso EAD fora do Brasil? 

O curso EAD de formação em Psicanalise Integrativa pode ser acessado em qualquer parte do Brasil e do mundo, desde que haja uma boa conexão com a internet. 

O psicanalista/supervisor de estágio precisa estar junto durante a sessão? 

Não há necessidade de o supervisor do estágio estar junto durante as sessões.  

Até porque, algumas vezes as sessões podem serem feitas online.

É possível fazer 80 horas de análise individual com outro psicanalista que não seja da SBPI?  

As 80 horas de análise individual podem começar a partir da data de inscrição no curso de formação em Psicanalise Integrativa.  

Não e permitido fazer análise individual com outro psicanalista, fora da SBPI, 

O curso de pós-graduação com ênfase em Freud, exige trabalho de conclusão de curso? 

Não há necessidade para esse curso realizar TCC.  

O único curso dentro da plataforma EAD-SBPI que exige artigo científico ou TCC  é o curso de Formação em Psicanalise Integrativa.  

Apenas o curso de pós-graduação habilita para atuação como psicanalista clinico? 

Apenas o curso de pós-graduação em psicanalise não habilita para atuação como psicanalista clinico. 

Para a atuação como psicanalista clinico é necessário concluir o curso completo de Formação em Psicanalise Integrativa que está no link abaixo. 

https://ead.sbpi.org.br/curso/formacao-em-psicanalise-integrativa/

O estágio é remunerado ou voluntário? 

O estagiário dentro do Curso de Formação em Psicanalise Integrativa não é remunerado.  

Lembrando que para a conclusão do curso, são obrigatório 80 horas de estágio supervisionado. 

Posso clinicar normalmente após a conclusão do curso de formação em Psicanalise Integrativa? 

Sim, após a conclusão do curso e entrega de certificado, o aluno estará apto a clinicar normalmente. 

Lembrando que as análises individuais devem continuar para a saúde psíquica do psicanalista clinico recém formado.  

Escola oferece carteirinha de estudante? 

A escola SBPI não oferece carteirinha de estudante.

Podemos oferecer uma declaração, caso o estudante necessite comprovar matricula.

Tem link de psicanalistas para atendimento online? 

Sim, segue link abaixo. 

https://ead.sbpi.org.br/curso/terapia-psicanalitico-a-distancia/ 

Quando será emitido o meu certificado? 

O certificado do curso de Formação em  Psicanalista Integrativa será emitido e enviado para o aluno que concluir todo o curso de Formação, mediante apresentação e aprovação dos comprovante de estágio, supervisão, terapias individuais e prova final. 

Demais cursos o certificado e emitido após concluir a prova do sistema. 

Existe a possibilidade de renomear o certificado dos cursos gratuitos?    

Sim, existe a possibilidade de corrigir o nome, caso esteja incorreto, no certificado dos cursos gratuitos. 

Para isso, deve-se entrar em contato com o suporte.  

Qual é a condição para que o estagiário encerre o atendimento de um cliente da SBPI?

O estagiário que recebe um cliente da SBPI para atendimento so encerra o atendimento quando o cliente tiver alta analítica.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade